Se na história do relacionamento das marcas com os consumidores temos épocas de poucos canais, poucas marcas, poucos perfis de consumidores, poucos… hoje temos muitos. Muitos quê? Tudo. Muitas empresas. Muitas marcas. Muitos mercados. Muitos consumidores, muito variados, muito exigentes, muito infiéis. Tudo surge de coisas tão banais como o telecomando que nos dá o poder do “zapping”, a Internet e o seu acesso livre à informação, ou a possibilidade de gravar programas de televisão sem anúncios.
Assim, vemos o consumidor a assumir o controlo sobre o que vê e quando vê. E desenganem-se os que acreditam em facilitismos. Há que trabalhar muito para chegar aos nossos consumidores.
Num referência ao movimento punk que veio revolucionar a indústria da música a partir do final da década de 70, se uma marca hoje quer existir vai ter que se adaptar a este novo cenário de revolução. A tradição e o modus operandi tradicional já não funcionam. O punk marketing é a solução provável.
Se uma marca hoje quer existir vai ter que se adaptar a este novo cenário de dispersão. Ela mesmo deve espalhar-se de modo a surgir ao consumidor das mais diversas formas, pelos mais diversos canais, numa tentativa de ser vista, de ser consumida, donde, sobreviver. O consumidor é o centro do palco pois é sobre ele, exigente e disperso, que há que concentrar esforços para o alcançar.
O Manifesto que estes autores propõem:
“These are the 14 Articles of the Punk Marketing manifesto. The 15th is for you to create. Submit your suggestions by e-mail using the link at the end and we will post the best ones on Article 15.
1. Avoid Risk and Die - In times of change the greatest risk is to take none at all.
2. Why Not Ask ‘Why Not?’ - Assumptions are just that. Anything you assume is usually a half-truth or generalizations that once served a useful purpose but now hinders truly creative solutions.
3. Take a Strong Stand - Trying to be all things to everyone on the planet inevitably results in meaning little of interest to just about anybody.
4. Don’t Pander - Customers are important but they are not necessarily right.
5. Give Up Control - Consumers now control brands. Smart marketers recognize this and embrace it rather than fight the powerful truth.
6. Expose Yourself - A relationship of trust between brand and consumer, like that between two people, is built upon honesty.
7. Make Enemies - All brands need to position themselves against an alternative.
8. Leave Them Wanting More - Avoid the temptation to reveal all of your assets at once. Or as the masters have said: You don’t teach them everything you know. You teach them everything they know.
9. Outthink the Competition - Think smarter than the other dude. Do not be led into temptation by the fast buck and don’t try and outspend them.
10. Don’t Be Seduced By Technology - The media is not the message anymore. The message is the message is the message.
11. Know Who You Are - If you don’t understand what it is that you are good at you might be tempted to try and be something you are not.
12. No More Marketing Bullshit - Get to the point. Express it clearly and simply. Einstein said — we believe he meant marketers: “Things should be made as simple as possible, but not any simpler.”
13. Don’t Let Others Set Your Standards - Sorry to tell you this but good no longer means anything while mediocre does more harm than doing nothing.
14. Use the Tools Of The Revolution - Go write your own Manifesto. Remind yourself of its articles whenever you lack resolve.
15…? - This is where you can help. The point of this revolution is to make it about interaction and not dictation; so tell us what you think the last article should be.” http://www.punkmarketing.com/
Pode ser utilizado um orçamento muito reduzido para se ter um elevado sucesso
Desperta sempre interesse e curiosidade
Pode derivar em buzz, pela diferença
Desvantagens:
Pode chocar em excesso e resultar em repulsa mesmo pelos públicos menos conservadores
Não funciona em grupos conservadores
Referências Bibliográficas:
Campos, M. (2008) Punk Marketing – a revolução.
Laermer, R.; Simmons, M. (sem data) Punk Marketing. http://www.punkmarketing.com/, página visitada a 03 de Abril de 2010.
http://www.marketingpunk.com/marketing/, página visitada a 03 de Abril de 2010.
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