Existe sem qualquer sombra de dúvida, uma tendência generalizada dos consumidores fazerem zapping durante os intervalos dos programas que estão a assistir na televisão ou mesmo de quaisquer comportamentos semelhantes quando por exemplo vão ao cinema ou mudam de estação de rádio. O objectivo? Não perder tempo com publicidade. Aproveitam para fazer qualquer coisa ou simplesmente não fazer nada pois o que importa aqui é a recusa em prestar atenção à publicidade. Mas se assim é como é que as marcas conseguem chegar aos consumidores? Uma ferramenta amplamente usada por inúmeras marcas nos dias que correm é o advertainment.
Combinando advertising com entertainment, procuram captar a atenção do consumidor com pequenas rábulas que despertem interesse quer pela comicidade, interesse, curiosidade ou qualquer outro clique associado à peça publicitária e em que se pretende ter sempre o mesmo efeito: captar a atenção do consumidor. Multiplicam-se assim anúncios que nos contam histórias, nos divertem, nos entretêm.
Mas o advertainment reveste-se também noutra forma: usa-se o entretenimento para se divulgar/criar uma marca. Lembre-se o caso do jogo Guitar Hero, apoiado pela Fender, conhecida marca de guitarras ou de tantos jogos de carros onde podemos optar por um Nissan Skyline ou um Mitsubishi Lancer Evo.
Na comunidade wiki sugere-se a seguinte definição: “A form of communication that combines the elements of advertising and entertainment and is designed to overcome the tendency, especially among television viewers, to change channels or mute the audio during standard advertising commercials”. http://en.wiktionary.org/wiki/advertainment, página visitada a 07 de Abril de 2010.
São imensos os exemplos, dada a proliferação desta ferramenta:
Fedex:
Meo Fibra:
Vodacom, Moçambique:
Mercebes-Benz:
Mortiquest:
Sony Vaio:
Vantagens:
Confere um aspecto mais leve e atractivo à publicidade
Apela à inteligência e humor do consumidor
Desvantagens:
A componente entretenimento pode ser tão forte que pode apagar ou anular o produto ou serviço que queremos divulgar. Há anúncios que são verdadeiras peças de entretenimento mas depois nem nos lembramos sobre o que é que era…
Maior gasto financeiro
Referências Bibliográficas utilizadas além das supramencionadas:
Advertainment. http://en.wiktionary.org/wiki/advertainment, página visitada a 07 de Abril de 2010.
http://www.brandweek.com/bw/content_display/news-and-features/direct/e3i7f27204a864d83e7dd44fb9ff07414c1, página visitada a 07 de Abril de 2010.
Sem comentários:
Enviar um comentário