Então, usando meios muito pouco claros e honestos, quer-se destruir a concorrência. Quantos de nós não recebemos já e-mails a dizer que a carne do MacDonald’s está contaminada ou que é qualquer outra coisa que não vaca e galinha?!
Naturalmente que por utilizar meios subversivos, as suas fontes são sempre não oficiais ou mesmo desconhecidas.
Apesar da fraca legitimidade das fontes, são acções quase sempre gravemente impactantes sobre as marcas alvo pois, tal como o terrorismo enquanto forma de ameaça à integridade das pessoas, aqui o mais assustador é que se tornam em ameaças invisíveis; algo para o qual dificilmente nos podemos precaver. Daí a retracção quase imediata de muitos consumidores… enquanto se sabe ou não se é verdade, mais vale prevenir.
Mesmo que a marca venha a conseguir provar o contrário, tal só será possível depois de uma grande quebra nos lucros associados não só à diminuição do consumo bem como aos gastos em comunicação para tranquilizar os consumidores.
Vantagens:
Rápida propagação da mensagem
Baixos custos associados (a maioria usa os novos média como plataforma)
Apoia-se em boatos mas que dificilmente pode ser contestados rápida e factualmente pelos alvos (o receio dos consumidores joga a favor dos “marketing-terroristas”)
Desvantagens:
A marca pode perder credibilidade e integridade junto dos consumidores, por falta de ética profissional
Referências bibliográficas:
http://news.google.com/newspapers?nid=1955&dat=19891114&id=17kxAAAAIBAJ&sjid=_uUFAAAAIBAJ&pg=1096,7238188, página visitada a 08 de Abril de 2010.
http://www.mktonline.net/index.php?cat=7&pos=20&tit=&hrq=&kword=, página visitada a 08 de Abril de 2010.
http://www.musdegofio.com/marketing-de-guerrilla-y-terrorismo/ , página visitada a 08 de Abril de 2010.
http://www.derechos.net/colombia/messages/576.html , página visitada a 08 de Abril de 2010.
Cruz, A. (2009) Marketing de Terrorismo.
http://www.mktonline.net/index.php?cat=7&item=13724%20&hrq=&op, página visitada a 08 de Abril de 2010.
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