Vejo esta técnica assemelhar-se muito àquilo há muito designado por comunicação interna, no sentido de motivar e elevar os colaboradores duma determinada empresa, pois só assim se consegue colaboradores comprometidos e que vestem verdadeiramente a camisola da empresa a que pertencem ao invés da empresa em que trabalham. Quanto mais comprometimento se conseguir atingir com os colaboradores melhor será a sua prestação: mais produtividade, mais lucros, melhores condições de trabalho para todos. Os colaboradores tornam-se em verdadeiros aliados que operam lado a lado com gestores de topo na busca do sucesso para a sua organização.
Mas como é que um melhor ambiente interno pode influenciar os lucros duma empresa? Esta postura positiva e coesa transborda por todos os elementos de comunicação e contacto com o exterior e isso confere credibilidade, confiança e fideliza clientes.
Empresas como a Google ou a Apple são exemplos de locais onde se aplica esta ferramenta: o melhor que se pode fazer com um colaborador é estimulá-lo para ele nos dar o seu melhor.
“Revolucionários, feiticeiros e magos, encantadores de serpentes, contadores de histórias, mágicos, super heróis, cientistas e professores chanfrados, inspectores Gadget … são os perfis ideais de uma verdadeira equipa orientada para o cliente. Manter clientes é criar aventuras, promover mistério e muita, muita acção, diversão e experiência!” Márcia Campos. Cartões, Promoções, Feirões, …! http://gestormarketing.blogspot.com/search%20/label/endomarketing , página visitada 03 de Abril de 2010.
Da autoria de Felipe Pavarotti, um filme simples e divertido que explica o que é o endomarketing: http://www.youtube.com/watch?v=F11bYWTke38&feature=related
Um vídeo mais institucional mas igualmente interessante para perceber o que é esta ferramenta: http://www.youtube.com/watch?v=ZlF1btBvogQ&feature=related
Grande brincadeira! Mas o essencial que traduz o conceito está lá! http://www.youtube.com/watch?v=DFP3V9YdjMI&feature=related
Da autoria de Felipe Pavarotti, um filme simples e divertido que explica o que é o endomarketing: http://www.youtube.com/watch?v=F11bYWTke38&feature=related
Um vídeo mais institucional mas igualmente interessante para perceber o que é esta ferramenta: http://www.youtube.com/watch?v=ZlF1btBvogQ&feature=related
Grande brincadeira! Mas o essencial que traduz o conceito está lá! http://www.youtube.com/watch?v=DFP3V9YdjMI&feature=related
Exemplos:
Vantagens:
Criação de uma imagem transversal de segurança entre todos os colaboradores
Incentivo à participação de todos
Forte motivação e envolvimento dos colaboradores
Os colaboradores são o principal meio de aproximação entre a empresa e o público pelo que colaboradores motivados são essenciais a que esta aproximação seja feita com sucesso
Alinhamento dos objectivos pessoais com os da empresa
Desvantagens:
O excesso de acções internas pode levar a uma menos produtividade
Custos inerentes financeiros e de tempo
Referências bilbiográficas incluídas no corpo da mensagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário