domingo, 25 de abril de 2010

Marketing olfactivo

Com o marketing olfactivo pretende-se atingir o público pelo cheiro.












Existem muitos defensores da teoria de que quando se pretende influenciar alguém a nível emocional uma das mais fortes armas é o apelo ao cheiro. Pretende-se que os consumidores fiquem mais dispostos a assumir determinados comportamentos pela associação entre um determinado aroma e uma determinada emoção. Supondo que por exemplo o cheiro a pão saído do forno nos dá vontade de consumir pão ou que o cheiro de limão, que por ser fresco, transmite um ambiente agradável e de limpeza a um consultório de dentista.
A aplicação desta ferramenta é variada: lojas, cartões de visita, mailings, espaços de recepção, exposições ou hotéis. Sempre com o intuito de seduzir os clientes pelo cheiro.
Algumas marcas como a Sony investem mesmo em criar um cheiro próprio para a marca. Uma forma de nos lembrarmos da marca sempre que sintamos aquele cheiro.

Empresas dedicadas ao marketing olfactivo em Portugal:
http://www.adalides.com/index.php?option=com_content&view=article&id=28%3Amarketing-olfactivo&catid=9%3Adestacados-pt&lang=pt , página visitada a 05 de Abril de 2010.
http://www.ecoaroma.pt/ecoaroma.html , página visitada a 05 de Abril de 2010.

Filmes interessantes que explicam o que é o marketing olfactivo:
http://www.youtube.com/watch?v=tg0vAIXmkPc
http://www.youtube.com/watch?v=xM0TnBdhJss
http://www.youtube.com/watch?v=alpr92tf5Ks Part 1; http://www.youtube.com/watch?v=x9_5wb%20RqMik Part 2: Dr Paul Baines talks to Simon Harrop, CEO, BRAND sense agency, on how a new sensory approach to branding can be used to appeal to the subconscious and emotional triggers that drive belief, loyalty and purchase.

Exemplo de aplicação retirado do link: http://www.scentmarketingblog.com/2009/09/28/coty-ads-make-scents/, página visitada a 05 de Abril de 2010:



Scratch n Sniff Scent Marketing Coty Canada Inc. hopes Torontonians will stop to smell the flower.
Canada’s largest fragrance company has teamed up with Astral Media Outdoor to put its playful perfume Daisy Marc Jacobs in front of customers through transit shelters and street columns in Yorkville. Each piece is decorated with a Daisy-shaped application that passersby can “scratch and sniff” to experience the scent. A promotional team was hired to simulate the act of scratching and sniffing the decals to draw attention to the boards, and to encourage those walking by to do the same.


Vantagens:
Fidelização dos clientes no ponto de venda pelo apelo emocional associando cheiros a emoções
Atracção olfactiva de novos clientes, contornando a saturação visual de apelos comunicacionais
Diferenciação da concorrência ao nível sensorial
Identidade olfactiva da empresa
Bem-estar e satisfação dos clientes no ponto de venda, que o faz permanecer lá mais tempo
Anulação de eventuais cheiros desagradáveis que possam vir de fora da loja

Desvantagens:
O aroma pode causar repulsa em vários consumidores
Pode tornar-se num aroma enjoativo pela presença constante no ponto de venda
Pode estar associado a memórias negativas do consumidor

Outras referências bibliográficas utilizadas:
http://www.howstuffworks.com/smell.htm/printable , página visitada a 05 de Abril de 2010.
http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=649401, página visitada a 05 de Abril de 2010.
http://janelanaweb.com/livros/aromas.html , página visitada a 05 de Abril de 2010.
http://www.biomist.com.br/midia66.htm, página visita da 05 de Abril de 2010.

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"Must love dogs". A trabalhar na área da comunicação desde 2001.